Sim, eu acredito em Deus!


Segundo um estudo da Universidade de Toronto, no Canadá, acreditar em Deus pode ajudar a acabar com a ansiedade e reduzir o estresse. A pesquisa que envolveu pessoas de diferentes religiões e ateus mostrou quanto mais fé os voluntários tinham, mais tranqüilos eles se mostravam diante das tarefas, mesmo quando cometiam erros.

Fonte: BBC - Brasil

Muitas pessoas que dizem acreditar em Deus talvez não saibam responder porque acreditam nEle. Elas acreditam com a finalidade de obter algo em troca e a vida após a morte passa longe de ser o principal desejo delas, mas sim, tudo o que puder obter agora. Seria interesse ou simplesmente fé? Os templos de diversas denominações hoje estão lotados em uma época que tudo propicia para o contrário.  Você acredita em Deus ou acredita no o que Ele tem ou faz? A convicção que você tem de Deus é o suficiente para resistir as inúmeras questões sobre a Sua existência? E se o homem conseguir provar que a morte é o fim de tudo e que nossa origem não foi divina, mas meramente casual, o que você faria?

Acreditar em Deus constitui-se num dos maiores desafios para nossa era. Diante do avanço científico e da tecnologia que contribui mais e mais para um sistema cético, as pessoas ficam confusas e sem rumo quando o assunto é crença e quanto mais aprendem, mais se distanciam de qualquer conceito sobre o Criador.

O grande matemático e filósofo francês, Blaise Pascal (1632-1662), argumentou pela existência de Deus:

“Deus existe ou Deus não existe… Que apostarás tu? De acordo com a razão, não poderás fazer nem uma coisa nem outra; de acordo com a razão não poderás defender nenhuma das opções… mas deves apostar. [E quanto à] tua felicidade? Pesemos ganhos e perdas apostando que Deus existe… Se ganhares (a aposta), ganhas tudo; se perderes, não perdes nada. Aposta então, sem hesitação, que Ele existe.” [4]

Para ele (Pascal), acreditar nesta existência consistia em um grande negocio, pois no final de tudo ele (Deus) não exista, não estaria perdendo absolutamente nada.

Podemos dividir mundo em dois grupos de pessoas: Os instruídos, ou seja, aqueles que julgam serem inteligentes todos que não aceitam a existência de um Deus e os não instruídos, quer dizer, aqueles que acreditam sem provas ou razões, baseando sua crença na fé. Existe uma passagem na bíblia que diz o seguinte: “quando eu era menino, agia como menino, discursava como menino. Mas quando cheguei a ser homem, deixei as coisas de menino (I Cor. 13:11).” Aqui o escritor da fala de um amadurecimento mas no sentido espiritual. Na medida em que vamos amadurecendo tudo em nossa volta acompanha este crescimento físico e psicológico. Nossas mentes se abrem de forma perigosa e é a partir daí que decidimos no que e em quem devemos acreditar.

Acreditar em Deus é muito bom quando podemos agradecer pelo pão no café da manha, pelo ótimo emprego, por uma vida simples e claro com saúde, dinheiro e moradia. Assim os que professam a fé no criador definem Deus pela vida próspera e tudo que possuem. Dessa forma é muito fácil julgar sua existência quando materialismo está em jogo, mas pergunte a quem nada tem ou a quem tudo perdeu desde bens até familiares e teremos então respostas que nos farão pensar nesta existência.

Recentemente o mundo se assustou com mais uma devastadora força da natureza. A vítima da vez foi o Japão e o número de mortos já passa de 20 mil. O país sofreu o pior terremoto dos últimos 140 anos, e um tsunami com ondas de até 10 metros arrasou cidades costeiras. Nesse episódio destaca-se os sobreviventes que perderam tudo e ainda assim vivem o drama da escassez de água e alimentos. Dentre estes sobreviventes poderíamos ter uma definição de Deus. No Rio de Janeiro tivemos mais de 800 mortos devido as chuvas no inicio deste ano e estas pessoas também poderiam definir Deus. E o que dizer das profecias para o fim do mundo se até na bíblia fala de catástrofes e mortes de pessoas no temível Apocalipse? E não precisamos ir muito longe se pudermos ver pessoas que vivem nas ruas, abandonados sem dignidade alguma. Pessoas de diferentes idades, desde crianças até velhos e para estes a vida vai terminar ali. Quer ouvir deles o que eles pensam sobre Deus? Se você acredita em Deus então responda o porquê acredita, pois, estes que vivem na miséria podem afirmar o motivo para uma possível descrença.

Se você acredita em Deus então este Deus é o materialismo ou um Deus que escolhe as pessoas para satisfazê-las para então ter fieis para o “adorar”. Se ainda assim acreditar em Deus, então você acredita naquilo que te disseram, te ensinaram numa verdadeira lavagem a idéia de que existe um criador. Se você acredita em Deus, então esse Deus é um ser tirano que arrasa milhões mas poupa milhares, que afasta pais de filhos e filhos de pais mantendo-os sem respostas para diversas questões da vida.

Nesse jogo de crer ou não crer, existe a realidade de que muitos não sabem o motivo que desperta a fé em Deus. Só acreditar não é o suficiente e dessa forma vivem na ignorância religiosa, fadados a crescerem e morrerem sem ao menos ter uma resposta pessoal.

Se você me perguntar se eu acredito em Deus, minha resposta será: “Sim, eu acredito em Deus”. Mas não esperem que eu responda a razão para tal crença.

E você, acredita em Deus? 


Nenhum comentário