Programação evangélica ou classificados de empregos?

Como uma epidemia, a TV brasileira se ver invadida pela programação evangélica de diversas denominações. Quando a emissora não é de propriedade da própria igreja, esta compra horário não somente em uma emissora, mas em quantas puder comprar. Certa vez liguei a TV pela manha e mudando de canal a procura de alguma programação interessante, parei em um programa e fiquei a observar o que era apresentado. Palavras como: “Derrotas, vitórias, bênçãos, maldição, desemprego, copo com água” permitiram-me identificar que tratava-se de mais um programa evangélico invadindo o horário nobre da televisão brasileira. Não consegui identificar a igreja responsável, mas não era nenhuma destas que conhecemos. Ainda no mesmo canal assistindo ao programa, veio então aquele velho depoimento do antes e depois. Sim, o antes não tinha nada, e depois passaram a ter tudo: carro, apartamento, dinheiro e até viagens ao exterior. VIAGENS AO EXTERIOR.

Há programas que iniciam falando o seguinte: “você que está desempregado, sem dinheiro, no SPC, SERASA, endividado etc”. Espera um pouco. É programa evangélico ou classificados televisivo? Não é exagero, basta ligar em qualquer canal cujo julgamento a primeira vista é evangélico e verás que não há exagero no que escrevo aqui. O mais incrível disso tudo são os depoimentos apresentados por pessoas que tiveram até então esses “milagre$” alcançados e sabe lá Deus como. Esse tipo de programação é uma distorção ao verdadeiro evangelho e muitos programas que expressam tal evangelho ocupam horários e uma grade nada educativa e nada cultural. Segundo o decreto 52.795/1963, que disciplina as operações de rádio e TV, exige que as programações tenham "finalidade educativa e cultural", sendo que as emissoras não podem vender mais de 25% de seus espaços. A Universal por exemplo ocupa 21% em cinco horas diárias da Rede Record. Seria um desrespeito em nome de Deus ou de DEU$? A ilusão maior cujo ato considero engraçadíssimo é que nessa campanha o investimento maior é de quem é convidado e não quem oferta. Nunca vi nada mais aberrante falar sobre SERASA, SPC, como vilões atormentadores, causadores de males, perseguidores, como se quem devem na praça fossem vítimas destes órgãos. Ah pelo amor de Deus! Só entram nesses orgãos quem comprou e não pagou. Um verdadeiro absurdo.

É inaceitável trocar a palavra de salvação por status social e riquezas. É um absurdo enganar as pessoas com falsas promessas de que terás tudo na vida se seguir o criador do universo. Há momentos em que os programas “evangélicos” exibem imagens de mansões e tudo que há de luxo nesse mundo para encantar o mais vil sonhador afim de enganá-lo com as mais falsas promessas de prosperidades sem fim. Quem não almeja ter dinheiro, uma renda financeiramente alta? Todos desejam, mas para isso existe o suor dos nossos esforços para conseguir. “Conquistar” tudo isso com a fé de quem nada tem é um pecado absurdamente cruel, o que deveria ser considerado um crime. É claro que bens materiais  constitui-se numa necessidade na vida de qualquer pessoa, mas há um enorme abismo de diferença quando comparar a riquezas e luxúria e ainda induzir que trata-se de uma promessa divina como ensina o evangelho da prosperidade. Deus é dono da prata e do ouro, mas foi uma cruz Jesus nos deu para carregar e não um jatinho ou iate para facilitar a caminhada. A bíblia não incita ninguém a buscar a Cristo como forma de receber alguma riqueza em troca. Em nenhum lugar das escrituras encontraras promessa semelhante. Ela diz que nossa vida com Cristo será difícil conforme esta escrito em 2 Timóteo 3:12: "E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.". É bem verdade que nossa vida com Cristo tambem é de vitórias. Com Cristo somos mais que vencedores amém, é verdade isso, porém quando lutamos lado a lado com Ele. Sofremos problemas da mesma forma que pessoas que não professam a fé em Jesus sofrem. Passamos pela mesma dificuldade que um ateu passa, contudo a diferença esta com quem enfrentamos a diversidade. Viver uma vida com Cristo é viver no lucro pois, pois nada há mais de valor do que conseguir dele tudo que nao conseguimos aqui. Paulo diz: “Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro” . Se ele morresse estaria com Jesus, porém se vivesse contribuiria para que muitos vivessem da mesma alegria que ele.

Minha maior tristeza é que todos usam de recursos doados para se manterem no ar. Para se ter uma idéia uma hora de programa em uma grande emissora de TV chega a custar milhões por mês e isso tudo é fruto das doações de quem se sente atraído por mensagens de níveis baixíssimos, acreditando alcançar algo pois, como campanhas políticas isso é ofertado. Ainda fico mais triste quando vejo que as igrejas hoje poderiam se unir e criar uma grande emissora de canais abertos com evangelho 24 horas, e a melhor programação nunca visto numa sistema de TV. Pena que nem todas pensam assim e desta forma o individualismo faz com denominações nunca se tornem IGREJA.

É isso!




Nenhum comentário