Animais Selvagens e Sociedade: Uma parceria que não da certo

Não é de hoje que falamos que lugar de animal selvagem não é entre as pessoas, e quando acontece um ataque de um urso, um leão, macaco etc, a importância da mídia dar-se ao ato agressivo do animal desconsiderando que a tal agressão foi puro instinto, algo natural para um selvagem. Até quando ainda não se sabe, mas essa novela esta bem longe de acabar e seremos as principais testemunhas desta triste realidade. Para quem ainda não sabe, animais selvagens em cativeiro, sofrem de estresse por mudanças ambientais, muitas vezes colocados em locais impróprios, sem espaço suficiente. Em condições adversas os animais podem reagir com mudanças fisiológicas ou comportamentais.

Recentemente o mundo chocou-se com a notícia da morte de uma treinadora por uma baleia no parque temático de Orlando, na Flórida. A treinadora Dawn Brancheau, 40 anos, morreu depois que Tilikum, uma orca de 5.400 kg , puxou-a para dentro da água pelos cabelos. Um fato curioso é que Tilikum, já havia matado outro treinador em um parque aquático na Colúmbia Britânica, no Canadá, em 1991, antes de ser levada para o SeaWorld. Coincidência? Vamos então aqui apresentar algumas coincidências de ataques de animais aos seus criadores:

Julho de 2007 - Kerala, região sul da Índia

Um elefante atacou seu treinador até a morte e feriu outras 18 pessoas durante um festival religioso no distrito de Thrissur, no Estado de Kerala, na região sul da Índia. O animal tornou-se agressivo após ver um segundo elefante sendo maltratado pelo treinador, de acordo com o relato de testemunhas. Muitas pessoas atiraram pedras e pedaços de bambu contra o elefante. Autoridades locais levaram cerca de três horas para controlar a situação e tranqüilizar o animal.

Dezembro de 2007 – São Francisco – Califórnia/EUA

Tigre foge de jaula e mata um nos EUA. Uma pessoa morreu e outras duas ficaram feridas na terça-feira depois que um tigre fugiu de sua jaula no Zoológico de São Francisco, no Estado americano da Califórnia. As vítimas eram visitantes do zoológico, disse um porta-voz dos serviços de emergência de São Francisco.

Abril de 2008 – San Bernadino, CA - EUA

Um urso pardo matou seu tratador com uma mordida no pescoço. Três experientes funcionários treinavam o animal quando ele atacou Stephan Miller, 39 anos. Spray de pimenta foi usado na tentativa de conter o urso, que provocou a lesão fatal no pescoço de Miller. Paramédicos chegaram em seguida, mas não conseguiram salvar o tratador. O Departamento de Pesca e Caça, ainda pensou em sacrificar o animal. Seria uma sentença de um homicídio? Nota: O urso era usado em filmes.

Maio de 2009 – Whangarei - Nova Zelândia

Um raro tigre branco atacou e matou seu tratador em um zoológico, diante do olhar horrorizado de um grupo de turistas. Segundo a polícia local, o tigre agarrou o tratador enquanto ele limpava o cercado. Outros funcionários tentaram desvencilhá-lo do tigre, sem sucesso. O animal que atacou o tratador, um dos únicos 120 tigres brancos do mundo, foi sacrificado. Segundo a polícia, o ataque foi testemunhado por um grupo de oito visitantes. No início do ano, outro tratador havia sido atacado, supostamente pelo mesmo tigre. Ele teria sido salvo graças à intervenção do tratador morto, mas precisou passar por cirurgias na perna após o ataque.

Outubro de 2009 – República Quirguiz da Ásia Central

Um urso especialmente treinado para patinar no gelo matou seu treinador e feriu gravemente um outro funcionário de um circo russo durante um ensaio na capital da Quirguízia, Bishkek. O animal, de cinco anos, foi mais tarde abatido pela polícia.

Ao elaborar essa matéria, extraindo reportagens e alguns trechos de sites especializados, confesso que me espantei com o número absurdo de casos de ataques de animais aos seus donos. Poderia aqui escrever todos que vi inclusive vídeos, mas em respeito aos que lêem este blog, não inclui. Meu objetivo é única e exclusivamente expor minha posição quanto ao uso de animais em circos ou criados como animais domésticos. Animais selvagens já são identificados no título e não há duvidas de que um dia ele vai agir e reagir porque assim é do seu instinto. Quer seja em cativeiro, zoológico, circo, esses lugares não estão em condições de comportá-los. Alguns animais quando são retirados do seu habitat natural podem desenvolver a síndrome da má adaptação, que leva o animal a anorexia e morte.

Sabe-se que o cativeiro é um fator limitante, e leva muitos animais a terem um comportamento diferenciado, até neurótico, sendo considerado um comportamento anormal, já que os locais onde permanecem confinados não proporcionam a eles as mesmas condições que seu habitat natural, interferindo no seu bem-estar.

Eu ate que poderia concordar com o uso dos Zoológicos como centro de recuperação e preservação de espécies ameaçados de extinção e não como local de entretenimento para divertimento humano. O desenvolvimento tecnológico permite que possamos observar animais selvagens em seus próprios habitats, sem interferir no ambiente e no comportamento das espécies, proporcionando, assim, uma percepção real de seu comportamento e respeitando sua integridade animal.

É isso!

2 comentários

Anônimo disse...

Esta será uma excelente página web, você poderia estar interessado em fazer uma entrevista a respeito do jeito que você criou? Se assim for e-mail me!

Anônimo disse...

isso e ótimo para minha pesquisa da robótica educacional : )