Nomes de Igrejas: qual delas é a melhor?

Confesso que esse meu novo post me dar mais motivos para rir do que motivos para me indignar. É bem verdade que os corações das pessoas estão cheios de boas intenções, mas acho que essas intenções ultrapassaram seus limites e o que era ou deveria ser um ato de evangelização, na verdade não passa de atitudes vexatórias e interesses próprios. Estou falando de igrejas evangélicas com os mais bizarros nomes possíveis e a criatividade de quem as denomina vai além do que podemos imaginar. Se caminhar pelas ruas de qualquer cidade grande, podemos nos deparar com essas pérolas. São templos ou pequenas salas, ou garagens alugadas, tudo com o objetivo de adorar a Deus, mas, será que é isso mesmo? Posso aqui considerar que de uma certa forma, contribui para disseminar a palavra de Deus, mas convenhamos, é muito esquisito você se deparar com uma igreja que tem por denominação: Cuspe de Cristo. Achou engraçado? Você não viu nada. Cada nome dessas igrejas vai de acordo com o gosto de quem as inventa. Mas, o que faz alguém simplesmente criar uma denominação? Quais os critérios, se é que existem para se fundar uma igreja? O que diz a Bíblia sobre isso?

A palavra igreja no original hebraico ECCLESIA significa “Os chamados”, ou seja, Jesus chama para segui-lo e tornar-se seu discípulo. A bíblia não fala nem induz a criar um novo movimento que é o que estamos presenciando hoje em dia. Mas parece que as pessoas estão encontrando o que não está escrito e o resultado disso é o número espantoso de novas “igrejas” que surgem. Segundo o Instituto Superior de Estudos da Religião (ISER) são cinco novas igrejas por semana. Engraçado que os seus fundadores se intitulam como “Profetas” e portadores de uma nova revelação divina. Então com pouco mais de R$ 300,00 alugam uma sala, uma garagem com o intuito de disseminarem suas heresias, e claro, ganhar dinheiro fácil.

Quero deixar claro que meu objetivo principal nessa postagem é criticar abusos praticados em nome da fé.

No Brasil tudo é muito fácil, principalmente para se iniciar um trabalho como esse de “administrar” uma igreja. Forma-se uma diretoria, cria-se um estatuto, registra-se no cartório e pronto, está formada a igreja com CNPJ e tudo que tem direito, mas caso não queiram fazer com toda essa burocracia, basta abrir clandestinamente com uma caixinha de som, microfone e muita propaganda. Graças a isso, não há um número certo de quantas igrejas existam, mas levantamentos realizados por entidades religiosas apontam cerca de 150 mil templos evangélicos no Brasil.  

Segue abaixo um pequeno resumo dos mais bizarros nomes que eu listei para postar aqui. Notem os grifos e os comentários. É uma lista pequena comparada as dos outros blogs, mas como havia dito antes, tenho outros objetivos com essa matéria:

Congregação Anti-Blasfêmias
Igreja Evangélica de Abominação à Vida Torta
E como seria essa vida torta?
Comunidade do Coração Reciclado
Igreja C.R.B. (Cortina Repleta de Bênçãos)
Igreja Pentecostal Jesus Nasceu em Belém
Igreja Evangélica
Pentecostal Labareda de Fogo

Igreja Barco da Salvação
Igreja Evangélica Pentecostal a Última Embarcação Para Cristo
Comunidade Arqueiros de Cristo
Igreja Automotiva do Fogo Sagrado
– Seu fundador além de pastor também pode ser mecânico
Igreja Batista A Paz do Senhor e Anti-Globo
Podem ter certeza que estes não gostam de novelas
Assembléia de Deus do Pai, Filho e Esp. Santo
Da família inteira
Igreja Palma da Mão de Cristo
Igreja Menina dos Olhos de Deus
Associação Evangélica Fiel Até Debaixo D’Água
Bem criativo em caso de enchentes
Igreja Pentecostal do Fogo Azul
Nunca vi um, mas gostaria de ver
Igreja da Cruz Erguida para o Bem das Almas
Cruzada Evangélica do Pastor Waldevino Coelho, a Sumidade ­
Rsrsr meu Deus, Jesus aqui vem em segundo plano.
Igreja da Oração Eficiente
Ta aí gostei dessa, as outras orações não passam das nuvens
Igreja da Pomba Branca
Legal, não sei o que comentar, mas gostei desse aqui
Igreja Socorrista Evangélica
Uma enfermeira da fé
Igreja ‘A’ de Amor
Com todo respeito, mas: “que gay” rs
Cruzada do Poder Pleno e Misterioso
Igreja do Amor Maior que Outra Força
Igreja Dekanthalabassi
Essa aqui veio através de “revelamentos” e “profetadas” e deu nisso.
Igreja dos Bons Artifícios
Igreja Cristo é Show
Só participam os brows nessa aqui tah ligado
Igreja das Sete Trombetas do Apocalipse
E qual seria sua mensagem principal?
Igreja Pentecostal do Pastor Sassá
Juro que não queria rir, fiz força para não rir
Igreja E.T.Q.B (Eu Também Quero a Bênção)
Q.C.M.R.V (Que Coisa Mais Ridícula Velho)
Igreja Evangélica Florzinha de Jesus
Juro que NÃO pensei besteiras, sério, não pensei
Igreja de Deus Assembléia dos Anciãos
Acho que aqui não tem espaço para culto de jovens
Igreja Pentecostal Jesus Vem, Você Fica
Mais parece propaganda de Bar
Igreja Evangélica Pentecostal Cuspe de Cristo
Imagina você sendo convidada para essa igreja
Igreja Evangélica Luz no Escuro
Igreja Evangélica O Senhor Vem no Fim

Essa última merece nossa atenção. Veja a criatividade e ousadia do fundador dessa igreja:

Ministério Advertência de Jesus na Terra da Igreja do Cavalo Branco do Apocalipse (Com o Pastor Missionário Sumo Rei a Serviço Do Rei Jesus)
J.F.P., O O “Sumo Rei”. Um fenômeno .  

Cura-se cancer, mongoloid, aides. Ah e um detalhe tem que ir com fé 


Esses são os nomes que eu selecionei para não cansar e em respeito a você que me dar a honra de ler meus posts. Mas, a criatividade aqui é interessante e ela conta muito para fazer sucesso e conquistar seguidores e assim encher os “templos”. Vale lembrar que em alguns casos, o nome do fundador deixa uma dúvida se seria reverenciado Cristo ou o fundador da igreja. A questão hoje em dia esta tão séria que religião hoje virou mercado. Basta fundar uma “igreja empreendedora” e ofertar as mais diversas promessas das quais são tão buscadas pelas pessoas como: emprego, instabilidade financeira, um amor ou a volta do amado ou da amada e são tantas que as pessoas se sentem atraídas tendo em vista que suas necessidades sempre batem com o que ofertam e no desespero, acabam cedendo. É aqui que minha indignação começa. As doutrinas das igrejas hoje estão voltadas principalmente para o que as pessoas querem ouvir e não para o que elas precisam ouvir. Quem não enfrenta ou nunca passou por um problema financeiro, um problema com o esposo ou esposa? Esse tipo de situação sonda todos os lares, mas cabe a cada um lidar e resolver esses problemas com força e fé. Mas para algumas igrejas existem as correntes com suas finalidades. São tantas correntes esquisitas, tão esquisitas quanto aos nomes de igrejas. Por exemplo:

Corrente da prosperidade (pessoa desempregada), Corrente dos 70 apóstolos, Corrente dos filhos de Deus, Corrente da sagrada família (para resolver problemas sentimentais em família), Corrente da libertação, Corrente das grandezas de Deus (riquezas), Corrente do encontro com Deus, Corrente da Fogueira Santa (financiamento de viagem de pastores ao Monte Sinai, em Israel), Corrente da Sarça Ardente.
                                                      
Isso faz com que as pessoas fiquem como macacos de galho em galho em busca da melhor sessão. É como um cardápio, aceita a melhor opção e são tantas que não tem como não admirar, pois são elaboradas de acordo com a necessidade de quem as buscas, e a principal delas é resolver problemas. É por isso que pessoalmente abomino o Evangelho da Prosperidade que ensina que Deus deseja que todo cristão seja próspero financeiramente. Assim, se dermos o suficiente e tivermos fé enriqueceremos, e o nosso elevado nível de vida será um testemunho do poder e da riqueza de Deus. O evangelho da salvação fica em segundo plano. Fazer propagandas de uma vida de riquezas usando imagens de mansões, carros importados, entre outras luxúrias é um crime contra a fé das pessoas. Jesus não veio ao mundo ensinar isso, antes ele disse: “renuncia-te a ti mesmo, toma tua cruz e me segue”.

Antes de elaborar essa matéria, eu li e revisei alguns blogs e posts de sites sobre o assunto. Diante de muitos comentários, algumas pessoas defendem essas “igrejas” visto ser melhor fundar uma do que matar, roubar e vender drogas. Particularmente esse tipo de atitude é muito mais terrível do que vender drogas, matar ou roubar. Na minha opinião, esses profetas querem se aproveitar da sensibilidade das pessoas e arrecadar dinheiro, ter uma vida fácil expondo o nome de Deus ao ridículo. É por isso que a imagem do pastor tem a mesma associação de um político à corrupção. Ninguém ver respeito mais nas entidades evangélicas. Estas perderam seu valor devido a má atuação de alguns e diga-se de passagem muitos lideres religiosos. 


"Eu às vezes me pergunto como as igrejas evangélicas conseguem fazer lavagem cerebral em milhares de pessoas." Hebe Camargo. Revista Veja (edição 1.926)

Quem nunca ouviu falar no Leilão da Fé. Prática de culto em igrejas neopentecostais onde o dirigente constrange os fiéis a entregarem tudo, dizendo: vamos desafiar o Senhor! Vamos experimentar o Senhor! Oferte agora tudo o que você tem em dinheiro, cheques, jóias ou outros objetos de valor para o Senhor. Use sua fé! Amanhã você terá o dobro do que você der, e a bênção que você quer acontecerá. Não deixe o demônio dominar a sua vontade! O que você tiver na bolsa. Traga tudo na presença do Senhor, e ele abrirá as portas e janelas do céu para o que você deseja. Vamos! Está na hora de experimentar o nosso Deus.

Um absurdo! Pela madrugada eu mesmo tive o privilégio (que sorte) de ver a seguinte pérola: “Se Deus não resolver seus problemas amanha aqui no templo, eu rasgo minha bíblia”.  Esse sim é um condenado. Que evangelho é esse? Se é que posso chamar de evangelho.

É realmente assim que queremos pregar a palavra de Deus? Se quer trabalhar na obra, procure uma igreja de verdade e torne-se membro e ajude-os pois é vasto campo para você atuar. Não precisa fundar uma igreja, angariar fundos, seguidores e se autodenominar profeta, pois Deus não precisa de vagabundos, vigaristas ganhando dinheiro usando o nome Dele. A principal vítima de tudo isso é a sociedade que cada vez mais enganada distancia-se das verdades divinas. Isso tudo que falo não é exagero. Não há mais temor, não há mais respeito pelo nome Jesus. Pesquisa na net, no youtube onde um pregador invade o Orkut das pessoas da igreja que ele vai pregar, toma conhecimento de alguns fatos daquela e pessoa e diz em pleno culto que se trata de uma revelação. Momento fúria: (P.Q.P, F.D.P, V.T.N.C). Ah desabafei...

Em contrapartida muitos desses profetas escandalizam ainda mais os trabalhos de igrejas que realmente são compromissadas em pregar o evangelho de Cristo. Deixo meu recado, reforçando o recado anterior: busque apenas o caminho certo sem curvas e atalhos e chamado Jesus. Não busque ilusões, busque a verdade e liberte-se de todas essas ciladas. Não esqueça: Jesus, não difícil lembrar.

É isso!
Erivanio Aguiar

4 comentários

Sinval disse...

hahahaha momento fúria? hahaha Valeu pelo post tah muito bom

Anônimo disse...

gostei do comentario moro em feira de santana-ba,aqui parece q as igrejas tornaram-se pequenas empresas com cada nomes bizarros sou presbitero e descordo do tal interesse.

Anônimo disse...

como toda moeda possui dois lados existem algumas entidades reveladas por DEUS,e outras pelo proprio homem com interesse de fins lucrativos,mas essa nao expandi fica na garagem perpetuamente, as do coraçao de DEUS PROGRIDE.

Bete Green disse...

cuidado com seus momentos de fúria.rsrsrsrsrs
vc está de parabéns...gostei muito do conteúdo...continue postando