Seria correto legalizar a maconha?

E se tudo que é ilegal fosse legalizado, solucionaria o problema? Por exemplo: O aborto hoje é ilegal e há inúmeras mortes de mulheres e crianças todos os anos que colocam o Brasil no topo dos países que praticam abortos no mundo. Se legalizassem o aborto, será que esse índice diminuiria? Há quem pense que para solucionar algo considerado ilegal, basta legalizá-lo. O problema agora é que querem legalizar a droga chamada “Maconha” para diversos fins: industriais, medicinais, religiosos. Será mesmo para estes fins?  Hoje o cultivo bem como sua venda é crime. É também a droga ilícita de maior consumo no mundo segundo diversas pesquisas. No Brasil nos últimos 10 anos o consumo vem aumentando de acordo com pesquisa realizada em 10 capitais brasileiras. Diante do crescimento acelerado e descontrolado de usuários, seria o caso de legalizar o cultivo e venda de forma adequada semelhante aos métodos utilizados em países que adotaram a idéia? Detalhe: A Inglaterra classificou de B para A, como uma droga tão perigosa quanto a cocaína, heroína.
Mas é preciso entender que querem legalizar uma droga que vicia e que causa efeitos variados nos usuários relacionados à saúde física e mental. Devido à contínua exposição com a fumaça tóxica da droga, o sistema respiratório do usuário começa a apresentar problemas como bronquite e perda da capacidade respiratória. Além disso, por absorver uma quantidade considerável de alcatrão presente na fumaça de maconha, os usuários da droga estão mais sujeitos a desenvolver o câncer de pulmão. Os que defendem a legalização da maconha usam como argumentos a venda legal do cigarro e do álcool. O álcool e o fumo são “legalizados”, mas continuam sendo drogas e o que é legal nem sempre é moral. Devido ao cigarro 200 mil mortes ocorrem por ano no Brasil superando o número de mortos causados pela AIDS, cocaína, acidentes no trânsito e suicídios. Álcool e cigarro também são drogas, mas em relação a maconha, são “drogas lícitas” e responsáveis por inúmeras doenças além de causar dependência. Mesmo vivendo em uma sociedade “tabagista e alcoólatra”, isso não é justificativa para legalizarmos mais uma droga. O combate tem que ser intensificado, pois a mídia revela apenas os furtos e roubos motivados pelo consumo de crack, mas não revela que o álcool e o cigarro também motivam. Quem fuma maconha, fuma cigarro e consome bebida alcoólica.
A maconha é tão droga quanto a cocaína e o crack, e tem que ser proibida a venda e o consumo. Esta droga abre caminhos para outras mais fortes causando dependências e destruindo vidas. A fantasia é combater o tráfico, mas não fala nada sobre a saúde de quem consome. Legalizando a maconha, o tráfico vai continuar causando estragos na sociedade, pois quem quer sabe onde encontrar e vai continuar consumindo sendo ilegal ou não. Não podemos ser a favor a legalização de algo prejudicial à saúde. Sem falar que é associada ao tráfico, crime, marginalização.

É preciso dizer "NÃO" a todos os tipos de drogas inclusive as bebidas alcoólicas e ao tabaco. Milhares de pessoas morrem por ano vítimas destas drogas e precisamos combater e não legalizar. Quem teve um pai vitima do cigarro sabe como seria bom se o mesmo não tivesse consumido durante a vida inteira essa droga. Quem teve um parente, pai ou mãe ou filhos perdidos ao vício da bebida sabe o poder que estas têm sobre aqueles que não conseguem largar. Querem legalizar a morte a dos jovens prematuramente simplesmente porque não sabem como combater.

Querem legalizar a destruição dos lares. Querem legalizar a destruição da família

Seriá o correto legalizá-la? Não, não seria correto!

É isso! 


5 comentários

Thiago disse...

Parabens Erivanio, esta abre caminhos para outras mais fortes. E como voce mesmo falou, ha uma fantasia por tras disso tudo que é o combate ao tráfico, mas e onde fica a saúde do usuário? Vergonha quem apoia, vergonha quem adota. O Brasil tem lutar contra as drogas não aderir.

Anônimo disse...

Adorei o texto e penso da mesma maneira. Me entristece muito saber que muitos são favoráveis à legalização da maconha.
Estava a procura de textos como esse para fazer uma redação e o seu vai me ajudar muito.
Parabéns Erivanio Aguiar.

Por: Lívia

Anônimo disse...

Discordo, acho que deviam legalizar todas as drogas.O usuário sabe os riscos no consumo e deve ter liberdade para usufruir do que bem entender, repressão não leva a lugar algum.

Anônimo disse...

Quando você tiver um irmão, mãe ou pai vencido pelas drogas e essas mesmas drogas enquanto destroem essas vidas, gerando lucros a bandidos e traficantes, aí quero ver voce apoiar a legalização de TODAS as drogas.

Abraço

Anônimo disse...

Meu amigo, se alguém quer fumar maconha, ele vai fumar.
Mesmo sendo ilegal, se quiser comprar, é mais fácil que pão.
Legal ou ilegal, eu vou continuar fumando da mesma maneira.
Fim.