Tragédia no Rio de Janeiro

2011 pode iniciar com um triste dado estatístico. O dado de que o número de mortos pelas fortes chuvas no estado do Rio ainda pode aumentar. Lamentavelmente essa é uma história difícil de ter um fim, pois ano após ano as tragédias naturais se repetem. O desastre no Rio é a maior do Brasil superando as das enchentes de 1966 e 1967 no mesmo Estado. O número de mortes na região serrana do Rio já supera em muito, outras tragédias provocadas por temporais. No início de 2010, parte da pousada Sankay, na Praia do Bananal, além de sete casas vizinhas foram soterradas em Angra doe Reis. No Morro da Carioca, pelo menos 20 casas foram atingidas, totalizando 53 mortos na cidade do sul fluminense. Em abril do ano passado, o morro do Bumba, em Niterói (região metropolitana do Rio), construído sobre um antigo lixão, desabou após fortes chuvas. Mais de 50 pessoas morreram no local. Em todo o Estado, as vítimas da chuva chegaram a pelo menos 256. No fim de 2008, os temporais que atingiram Santa Catarina provocaram a morte de 135 pessoas.

Desde a primeira notícia sobre a tragédia nas cidades do Rio, preparei uma postagem sobre o histórico de catástrofes que ocorreram devido as fortes chuvas. Até hoje a maior tragédia climática do país ocorria no estado de São Paulo com a morte de 436 pessoas. Poderíamos aceitar isso como algo que não podemos lutar: Natureza. Mas seria ela a principal vilã desta história?


Mas afinal de contas, quem devemos culpar?
Fonte: noticias Terra

Segundo o Sr. Carlos Vainer professor da Universidade do Rio de Janeiro e especialista em planejamento urbano, a culpa das centenas de mortes após as chuvas na região serrana do Estado não é da natureza. "Devido à falta de habitações para a população pobre, essas pessoas se dirigem a áreas de grande inclinação sujeitas a desmoronamentos", disse. Entretanto, alguns bairros ricos e condomínios fechados da região serrana também foram atingidos. "Isso mostra a negligência do poder público ao ser condescendente com a especulação imobiliária e autorizar projetos que não poderiam ter sido licenciados. Mas os interesses fundiários e da indústria da construção civil falam mais alto", disse o especialista.

O combate aos abusos de preços e os roubos

É incrível como em meio à tragédia, ainda existam pessoas que se aproveitam das perdas de outras. Para ser ter uma idéia do abuso, em Nova Friburgo, O galão de água de 5 litros que custava, antes da tragédia, R$ 6, passou a custar R$ 40, segundo alguns moradores. O comandante-geral da PM do Rio afirmou que os comerciantes que forem flagrados cobrando preços abusivos por alimentos, água e velas na região serrana do Rio poderão ser presos.

Se este fosse o único problema, poderia ser facilmente resolvido, porém as autoridades terão outras dores de cabeças. Segundo o site: g1.com, PM prende dois suspeitos de desviar doações da Região Serrana do RJ. Caminhão com donativos foi encontrado em Campo Grande, na Zona Oeste. Segundo a PM, um adolescente, que também estava no veículo, foi detido. “Sem comentários”.

É lamentável ver toda essa tragédia. Me pergunto se seria evitada, mas, fica difícil responder. Decretar estado de calamidade é apenas um meio de fugir da responsabilidade. Responsabilizar o governo também não é tudo, pois cada cidadão é político de si mesmo. Diante de todo o risco, há pessoas que se recusam a sair de suas casas. Fica difícil entender o problema, fica difícil ainda mais explicar. O fato é que 670 pessoas morreram e o número pode aumentar ainda mais devido a quantidade de desaparecidos.

O governo federal anunciou nesta segunda-feira a implantação de um sistema nacional de prevenção e alerta de desastres naturais, que deverá estar em funcionamento em até quatro anos. Poderíamos aplaudir a atitude do governo, mas, por que isso não foi feito antes? Seria uma espera de uma tragédia ainda maior para utilizar um investimento altíssimo ou realmente estão chegando atrasados? O governo pode sim dar uma resposta à tragédia causada pelas fortes chuvas, porém causa revolta que essa resposta venha bem depois. A presidente Dilma Rousseff reuniu-se com ministros e discutiu a necessidade de se reforçar políticas de prevenção e reestruturação do sistema de alerta a nível nacional. O prazo máximo para a implantação do sistema é de quatro anos, mas as áreas consideradas mais críticas já deverão ter as primeiras respostas no próximo verão. Mas será que seria necessário tanto investimento para algo tão obvio?

Todo ano é a mesma coisa, chove uma quantidade exorbitante nas serras, mas se isso acontece sempre, por que as famílias não são removidas antes dos desastres? Mas ao invés de prevenir remedia-se decretando estado de calamidade pública, calculando futuros gastos para ajudar as vítimas da tragédia minimizando toda responsabilidade. A ação do governo sempre é a mesma: investimento em alimentos, remédios, novas casas, sim, esta é a nossa política. Dane-se (para não dizer outra coisa). Morreram mais de 670 pessoas nesta tragédia e presenteando com nova casa (isso se realmente for doada), e outras coisas não vai tirar a dor e o sofrimento de quem teve que enterrar as pressas seus entes-querido. Esta tragédia vai ficar para sempre na memória de quem perdeu 07 membros da mesma família, de pais que perderam os filhos, crianças que perderam os pais. Vai ficar marcado para sempre na memória de todas as vítimas. Agora resta esperar quatro anos para iniciar com o sistema de prevenção de desastres naturais. Mas até lá, 05 milhões de pessoas que vivem em áreas serão noticias e poderão virar estatísticas a uma ação tardia do governo que mais uma vez agiu depois de algo tão previsível.

A todos que infelizmente sofrem com toda esta tragédia, meus pêsames.

É isso!

2 comentários

Barbara Nonato disse...

Uma realidade triste, cuja culpa vem atrelada a um conjunto de irresponsabilidades que parecem não ter fim, infelizmente. Até quando o povo vai passar por isso, não é?!
Excelente artigo!

Laryssa Ferreira disse...

Nossa, gostei do seu blog.. bem direto com as palavras' to seguindo ja...
da uma olhadinha no meu e no do meu amigo.. e segue tbm :P
agradeço desde já..
beijo
www.meniinalaryssa.blogspot.com >>o meu

www.espelhoalheio.blogspot.com >> do meu amigo, romulo luna

Será bem-vindo ")