Erros que não podem ser cometidos

Que o Brasil esta longe de aprender com seus erros disso não temos dúvida. E para provar isso basta analisar o início de cada ano quando as fortes chuvas castigam cidades dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, e as medidas que deveriam ser tomadas preventivamente não saem do papel e dos impostos onde apenas 1% da verba destinada a desastres causados pelas chuvas é utilizado. O Brasil serve de exemplo de como se tornar um país irresponsável em não cumprir as suas obrigações ante as enchentes que todo início de ano destroem vidas e patrimônios. Aqui o descaso que gera o desastre se traduz na falta de uma política que deveria atender à necessidade das camadas mais pobres, impedindo a ocupação de áreas de risco como várzeas e encostas. Isso é o que chamamos de ação preventiva.

Infelizmente somos impulsionados a agir de forma errada e no tempo errado para amenizar e não evitar tragédias que marcam todo o país, e não podemos atribuir a fatalidades quando o assunto é prevenção e esta prevenção quando não é realizada, entra em cena o que os órgãos sabem fazer de melhor: "chorar o leite derramado". Vou citar um exemplo que nessa semana entristeceu todo o país e que me deu motivo para tal postagem. 237 jovens perderam a vida e o número pode aumentar ainda mais com os feridos que estão hospitalizados devido a inalação da fumaça tóxica causada pelo incêndio na Boate Kiss na cidade de Santa Maria/RS. Notem bem, foram “necessárias” 237 vidas para atitudes como as postadas abaixo serem tomadas “preventivamente” afim de não acontecer mais tragédias como no interior do Rio Grande do Sul: 
Atualizado: 02/02/2013 17:31 | Por Artur Rodrigus, Nataly Costa, Valéria França e William Castanho, estadao.com.br

Baladas agora têm bombeiro na porta para atrair cliente

Tragédia em Santa Maria esvazia noite no Baixo Augusta e dá 'cara' mais segura a casas de Pinheiros, Itaim e outros bairros
Quem saiu na noite paulistana durante a semana notou que o cenário mudou. Depois da morte de 236 jovens na boate Kiss, em Santa Maria (RS), no domingo passado, várias casas fecharam as portas em São Paulo, por tempo indeterminado, deixando as ruas mais vazias, principalmente na região do Baixo Augusta, no centro...
Fonte: Estadão
02/02/2013 01h15 - Atualizado em 02/02/2013 19h53

Corpo de Bombeiros interdita nove casas noturnas em São Luís

Estabelecimentos foram interditados na noite de sexta-feira (1º). Espaços só podem 'reabrir as portas' após cumprirem exigências.

         

Com as interdições, os estabelecimentos só poderão abrir as portas quando atenderem às exigências do Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico, da lei estadual 6.546, de 29 de dezembro de 1995, utilizada pelo Corpo de Bombeiros. Caso haja descumprimento das determinações, os proprietários das casas noturnas podem ser presos e multados.
Fonte: g1.com - Maranhão
           
            Prevenção01/02/2013 | 23h41Atualizada em 02/02/2013 | 03h00

Prefeitura interdita mais duas casas noturnas em Porto Alegre

Stuttgart Music Hall e Strike apresentaram irregularidades durante vistorias

 



O terceiro dia da força-tarefa que reúne diferentes secretarias da prefeitura de Porto Alegre resultou em mais duas casas noturnas interditadas. Na noite desta sexta-feira, a Stuttgart Music Hall, localizada na Avenida Princesa Isabel, e a Strike, situada na Rua Professor Cristiano Fischer, tiveram de fechar as portas

            Fonte: Zero Hora


Engraçado que depois do que aconteceu em Santa Maria, fechamento de boates se tornou notícia de primeira página nos principais sites e redes sociais. Seria para Nooooossa Alegria ou vergonha que tal ação esteja sendo tomada em todo o território nacional? É lamentável que somente assim os órgãos fiscalizadores tomem as medidas cabíveis a fim de evitar mais acidentes trágicos como o ocorrido no último domingo, e a pergunta que faço é: até quando esse fogo de palha vai continuar aceso? O que as autoridades estão fazendo agora em todo o Brasil, é o que eu chamo de “depois do leite derramado”. A mídia no momento contribui (de um certo modo) para que tais fiscalizações e interdições ocorram em todo país, mas esta também é movida a um combustível limitado e rápido, sendo tão vulnerável quanto as atitudes aqui mencionadas. Lembram do caso da gripe H1N1? Quando morreu a 1ª vítima desta doença foi destaque nacional e internacional, depois que atingiu sua milésima vítima nunca mais se ouviu falar de tal assunto, pois deixou de ser noticia importante. Isso provoca uma ação fraca de prevenção do governo, dos órgãos e da própria sociedade.

Podemos lembrar também do caso de Realengo onde um atirador entrou numa escola armado e matou doze crianças e em seguida se matou. Seria necessário o assassinato de 12 crianças para que a sociedade perceba que é preciso reforçar a segurança nas escolas? Depois deste episódio a “segurança” ainda é a mesma? Será que qualquer desconhecido pode vir a entrar numa instituição sem passar por uma revista? Como andam o processo do reforço na segurança das escolas? Este caso ficará no esquecimento e a vida continuará da mesma forma a espera de mais uma tragédia para então mobilizar órgãos responsáveis para tais ações que deveriam ser preventivas.

Existe uma frase muito conhecida que é utilizada nas primeiras experiências de um individuo: “é errando que se aprende”. Concordo, quando tal erro não venha a ceifar vidas. Você pode errar uma marchar quando for dirigir pela primeira vez, pode errar quando for pedalar uma bicicleta ou enviar um e-mail para um cliente ou diretor de empresa. Pode errar quando falar a uma pessoa, pode errar quando for fazer uma tarefa e tudo isso proporciona aprendizado. Mas existem erros que não podem ser cometidos. Erros como liberar boates como a da tragédia (a Kiss) em Santa Maria com todas as irregularidades existentes. Erros como aceitar um show pirotécnico ou uso de fogos de artifício e afins em ambientes fechados. Erros na segurança de entrada e saída de hospitais e escolas. Os resultados destes erros podem ser trágicos e nos fazer pensar se realmente estamos seguros para onde vamos e por onde andamos. Como estão se é que existem as fiscalizações dos parques de diversões no Brasil? Como estão se é que também existem, as fiscalizações nos zoológicos quanto a segurança dos animais e dos visitantes caso haja uma fuga de um animal feroz? Cito aqui apenas algumas das responsabilidades dos órgãos competentes a cada item citado e quando qualquer uma das citadas ou aqui não mencionadas acontecerem, vão então surgir as diversas irregularidades como alvarás vencidos a meses, extintores vencidos, portões de saídas danificados e etc. A tragédia de Santa Maria chocou o Brasil e o mundo e o que não podemos deixar de lado, é que essa tragédia poderia ser evitada. 

"Muitas tragédias podem ser evitadas, pois a tragédia é o que se segue ao desastre" - Sidnei Furtado, coordenador da Defesa Civil de Campinas-SP
É isso!
Erivanio Aguiar

Um comentário

Anônimo disse...

Caro Erivânio,
Fazia tempo que vc não escrevia em seu Blog, estava numa espera por uma nova matéria. Adorei seu ponto de vista sobre o assunto, bem abordado.
Gostaria de parabenizá-lo também sobre os outros assuntos, muito bons.
Continue blogando, não pare.
Abraços.